Como Substituir Lâmpadas Tubulares Fluorescentes por Tubulares LED

24 de Fevereiro de 2017
Como Substituir Lâmpadas Tubulares Fluorescentes por Tubulares LED

COMO SUBSTITUIR UMA LÂMPADA FLUORESCENTE POR LED

Parece complexo trocar uma lâmpada florescente por uma de LED, concorda?

A estrutura é maior, e ainda tem os reatores que também serão eliminados, pois a lâmpada de LED não precisa de reator! Mas acredite com um pouco de atenção e paciência será bem mais fácil que imagina.

O procedimento é o mesmo, independe do tamanho da tubular de LED, que será colocada no lugar, mas o que sempre devemos levar em conta é a segurança, por isso:

  • Antes de iniciar qualquer procedimento desligue toda corrente elétrica, até porque será realizada uma nova ligação nos fios, assim será mais confortável para efetuar a troca com tranquilidade e sem pressa;
  • Dependendo da altura você vai precisar de uma escada, cadeira ou outro apoio, este que confiável e seguro.

Na verdade o processo é muito simples, é só seguir a seguinte ordem:

1. Retire a grelha de proteção, a lâmpada e a luminária

Primeiro, com calma, retire a grelha de proteção, em seguida a lâmpada, solte os parafusos e em seguida retire a luminária. Tenha cuidado com os olhos e boca, pois muitas vezes insetos mortos ou películas de sujeira acumulam dentro da caixa da lâmpada, e podem atingir a face.

O uso de óculos de proteção ajuda a proteger deste inconveniente.

retirando a grelha da luminaria de tubular fluorescente

2. Retire os reatores

Como as novas lâmpadas de LED não utilizam reator, retire-os com cuidado, no caso o alicate é bem vindo para cortar os fios.

Importante! Os fios devem ser bem encapados e juntados em ambos os lados, sendo que de um lado será com o fio fase e do outro com o fio neutro, cada um no soquete correspondente.

Certifique-se que essas conexões estejam bem isoladas.

Para a lâmpada de LED o fio de alimentação pode vir apenas de um soquete, enquanto que o outro é apenas suporte para sustentar a lâmpada, assim você aproveita a mesma luminária.

retirando o reator da luminaria fluorescente

3. Coloque a luminária no local

Coloque a luminária faça a conexão novamente com a rede elétrica, com os fios bem isolados e prenda com os parafusos.

instalando a luminaria fluorescente no local

4. Coloque as lâmpadas de LED

Agora você deverá colocar as novas lâmpadas de LED, e fazer a ligação de energia para verificar se tudo está funcionando, e em seguida finalize colocando a grelha, se necessário.

substituir tubular fluorescente por tubular de led

Pronto! Você conseguiu e sem pânico, e a inda com essa atitude você estará contribuindo para um planeta mais limpo, pois as lâmpadas de LED duram até 50000 horas.